quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tarefa cumprida!

Veja as dependências de nossa escola enfeitadas com as faixas enviadas pelas famílias:



















ESSA É A ESCOLA QUE SONHAMOS... FEITA POR TODOS!

Formação Ambiental


Na última terça-feira, dia 26/06/2012, nossa pedagoga Lisiane participou de uma formação realizada pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeirinha.
Foram realizadas mesas temáticas para a apresentação e preparação dos temas que serão abordados na IV Conferência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente que acontecerá em outubro de 2012.
Os assuntos foram os seguintes:
  • Resíduos Sólidos Urbanos: problemas encontrados pela municipalidade e alternativas de solução;
  • Redução do Uso de Embalagens como forma de emprego e renda;
  • Logística Reversa – fluxo dos produtos pós-consumo;
  • Água: problemas encontrados pela municipalidade e alternativas de solução na acessibilidade e custo;
  • Prioridade de consumo da água (usos);
  • Bacias Hidrográficas: Sinos e Gravataí;
 Reciclagem da garrafa PET para a produção de roupas e calçados

Roupas produzidas através de material reciclado e reutilizado

 Arte indígena em restos de madeira

 Educação para a diversidade

 Lanche junino

 Palestra

Nossa escola está inserida na proposta da Educação para a diversidade e também na questão ambiental, portanto algumas práticas serão tomadas, como:
  • a construção de materiais de trabalho através de materiais reutilizáveis;
  • redução do uso de papel;
  • a redução do consumo de copos plásticos;
  • a redução no consumo de água.  
NOVIDADE VEM POR AÍ, AGUARDEM!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Receitas para bebês




Sugestão da Nutricionista: duas receitinhas fáceis de fazer e super vitaminadas!










CREME DE ABACATE
  
Ingredientes:
1 abacate maduro
2 colheres (sopa) açúcar
1 colher de suco de limão
Suco de laranja

Modo de Fazer:
  • Cortar o abacate ao meio e retirar o caroço, com o auxílio de uma colher, remover a polpa e colocar o conteúdo no liquidificador. Juntar o açúcar, o suco de laranja e o suco de limão. Usar a velocidade mínima ou o pulsar.
  • Colocar a tampa, pulsar, desligar, retirar a tampa, empurrar o abacate com a colher próximo das navalhas, para que ao abacate possa se misturar melhor.
  • Repetir várias vezes até obter um creme. Levar à geladeira somente se fizer calor. Consumir no mesmo dia.


CREME DE ERVILHA COM CARNE E MASSA CABELINHO DE ANJO 

Ingredientes:
Ervilhas cozidas 2 colheres (sopa) cheias
Carne de gado picadinha 2 colheres (sopa)
Massa cabelinho de anjo 2 colheres (sopa)
Óleo 1 colher (sobremesa)
Cebola 1 colher (sopa)
Sal 1 colher (café) nivelada


Modo de Fazer:
  • Refogar a cebola com o óleo e a carne.
  • Acrescentar os outros ingredientes, o sal e água (600ml).
  • Deixar cozinhar até que os ingredientes estejam macios e quase sem água (não deixar secar).
  • Acrescentar mais água, se for necessário.

 Larissa Ferreira Eloy - Nutricionista CRN2 7519P

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Trabalho de equipe!

Olhem que graça a turma do jardim (EQUIPE AMIGOS DA NATUREZA) pintando sua própria faixa:





Agora confira a animação de alguns dos integrantes da EQUIPE FORMIGUINHAS do Berçário 1:









Formação de professores


Nesse ano nossa escola está incentivando as profissionais a participarem de cursos de aperfeiçoamento e valorização profissional.
Acreditamos que a formação do professor seja um instrumento de valorização do trabalho e de realização pessoal e profissional. Se isso é verdadeiro para todas as áreas de atuação do professor, torna-se mais evidente para a educação infantil, uma vez que ainda está construindo a identidade do aluno. Essa identidade inclui um maior âmbito de responsabilidades (cuidado e educação abrangendo a criança como um todo e uma maior interação com as famílias), mas precisa se firmar como a de um profissional da educação. Isso significa que o educador infantil precisa construir uma profissionalidade específica relativa a aspectos diferenciadores do papel de professoras de crianças pequenas. Por tudo disso, o processo contínuo de formação é imprescindível para a garantia de uma educação de qualidade às crianças.
No entanto, para que isso se realize de fato, é necessário que a formação em serviço ou continuada enfoque com propriedade temas relativos ao desenvolvimento e à educação da criança pequena.
A fim de alcançarem os seus objetivos, também a forma e as estratégias com as quais são abordados esses temas precisam ser adequadas. Vários autores têm discutido a importância da formação ter relação com a prática dos professores. Nesse sentido é necessário esclarecer que a defesa da escola enquanto local a ser privilegiado para a formação, não significa que a formação deva ser encerrada fisicamente nas paredes da escola. Além disso, precisa ter como referência fundamental o saber docente, o reconhecimento e valorização do que o professor acumulou na sua vivência pessoal e profissional – o que é importante para que ele também reconheça e valorize o conhecimento da criança.
Vale destacar também que, se consideramos um professor como um ser humano complexo (e não possuidor apenas de uma cabeça pensante), entendemos que para que eles transformem positivamente as suas ações em sala de aula, é importante que sejamos capazes de atingi-lo como um todo. Não basta trazer certas informações e ensinar certas habilidades; é preciso abordar as concepções, valores, posturas do professor; é preciso possibilitar ao docente dar-se conta dos papéis e dos valores que tem assumido cotidianamente em sala de aula.
Acreditamos que esse processo de desenvolvimento, que é pessoal e profissional, não pode ser centrado nos professores, mas realizado a partir deles, centrado nas necessidades daqueles a que os professores servem – as crianças, as famílias, as comunidades. Portanto, devem ser pensadas e propostas estratégias de formação continuada. E os profissionais, especialmente os que trabalham diretamente com as crianças, tendo a consciência da natureza e importância do seu trabalho, precisam buscar melhorar a sua qualificação e aproveitar ao máximo as oportunidades de aprimoramento profissional que surgem.
Na semana passada, as professoras Taíze e Franciele participaram do XXIV Seminário de Educação de Cachoeirinha, confira as fotos:

Abaixo, oficina "A arte de brincar"






Palestra: A musicalização "Zuando Som"


Encerramento de Seminário:


Palestra realizada pela Doutora em educação Tânia Ramos Fortuna da UFRGS na empresa Souza Cruz: Educar é brincar, brincar é aprender



As bailarinas da Arte


Nossa escola oferece as crianças a partir dos três anos (maternal 2) aulas de balé, a dança é somada com a técnica básica e com conhecimentos lúdicos, o que facilita o aprendizado da criança. Para isso, as brincadeiras são incorporados na metodologia. 
As aulas são voltadas para o aprimoramento da coordenação motora, expressão e equilíbrio. 
É importante lembrar que a criança, submetida ao contato de outras, precisa deixar de lado um pouco da sua individualidade para poder se socializar. Ela aprende limites e também a negociar. Fora isso, a criança percorre um caminho de grande descoberta, no qual aprende a conhecer e a dominar o seu corpo.
Confira as fotos do grupo composto por: Marília, Manuela, Ana Clara, Eduarda, Isadora, Lana e Ana Carolina.




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