A infância é um tempo
precioso em si mesmo e por isso a educação
infantil deve contribuir firmemente para que essa seja vivida de forma
intensa e prazerosa no presente.
Reafirmamos que, nesse
período da vida, a pessoa se constitui como individualidade, constitui sua
identidade, constrói valores, conhecimentos e significados, desenvolvendo sua
singularidade e pluralidade. Como isso se dá a partir e nas relações que
estabelece com o seu ambiente físico e social, a creche e a pré-escola podem e
devem fornecer elementos para enriquecer esse processo. Depreende-se, portanto,
que a educação infantil não pode se restringir à aprendizagem de conteúdos
escolares ou ao desenvolvimento de habilidades que serão posteriormente úteis.
Não que os conteúdos não
sejam importantes. As informações às quais a criança tem acesso através das
diversas áreas do conhecimento também são instrumentos para que ela entenda
melhor não só o mundo em que vive, mas também entenda melhor a si mesma e as
suas relações com esse mundo. E, como já foi assinalado, as aprendizagens
ampliam as possibilidades de desenvolvimento da criança.
Nesse sentido, é bom
lembrar que a criança participa de um determinado contexto cultural e social,
num determinado momento histórico. Esse contexto marca a sua vida, influencia o
seu futuro. Portanto, está presente e precisa ser considerado no seu processo
de desenvolvimento e aprendizagem.
É através da brincadeira que a criança pequena socializa, aprende a dividir, lida com conflitos e estabelece relações, conforme apresentado no vídeo abaixo:
o Lorenzo é lindoooo d+!!!da prima millena
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