PROJETO:
Tempo de ler, de imaginar e de inventar.
PERÍODO: meses de novembro e dezembro
JUSTIFICATIVA:
Nós enquanto
professoras de educação infantil temos a certeza que a formação do caráter de
cada pessoa se dá desde a primeira infância, dessa forma sabemos da contribuição indispensável que as práticas de leitura
assumem desde a infância para a formação de leitores. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o
prazer da leitura ainda na fase de letramento, para que quando sejam
alfabetizadas já tenham desenvolvido essa paixão pelo mundo das letras. Para
tanto, é viável a parceria escola e família que juntas
podem contribuir no processo de letramento de nossas
crianças e, despertar o gosto pelos livros.
OBJETIVO
GERAL:
Contribuir para o exercício da cidadania por meio
da parceria educacional entre família e escola, na construção do hábito da
leitura, no desenvolvimento da escrita, do raciocínio lógico e do potencial
criativo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Proporcionar dinâmicas lúdicas estimulando o mundo da fantasia e o prazer à leitura, com atividades de gibiteca, teatros, musicalização, hora do conto e outras;
- Incentivar as crianças para atuação como contadores de histórias;
- Incentivar a “leitura extensiva” (textos longos) possibilitando o hábito da leitura no cotidiano;
- Estimular a “leitura suplementar” (leitura de obras) visando o prazer da livre escolha da leitura e sua análise crítica;
- Atribuir temáticas de valores (auto-cuidado, ambiente, saúde, sexualidade, pluralidade cultural e outros) no desenvolvimento das atividades de leitura, escrita, raciocínio lógico e potencial criativo;
- Estimular os professores a publicar no blog da escola as experiências adquiridas, envolvendo a comunidade universitária e escolar;
- Acompanhar processualmente as atividades do projeto visando à avaliação e a retro-alimentação do projeto, assim como a aquisição de material de leitura – livros infantis;
- Pesquisar e produzir material que incentive a leitura e que apoie o processo de letramento.
- Realizar estudos periodicamente sobre leitura, letramento e tecnologias aplicada às temáticas do projeto e como letrar em cada faixa etária;
- Envolver a família nas práticas de leitura;
- Colocar o aluno e a família em contato com variados portadores de textos;
- Desenvolver a linguagem verbal do aluno; ‡
- Resgatar a atenção da família para com a criança; ‡
- Motivar o aluno a querer ler; ‡
- Desenvolver a paixão por livros; ‡
- Promover a aproximação aluno, escola e família; ‡
- Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;
RECURSOS
- Humano
- Livros
- Textos diversos
- Sacola do projeto (conforme as professoras criam recursos vão alimentando a sacola)
- Músicas
- Som
- TV
- Diversos tipos de papéis
- CDs
- DVDs
- Tinta
- Diferentes portadores de textos
- Internet
DESAFIO PEDAGÓGICO
Cada professora deverá pensar e planejar como trabalhar esses três
momentos com sua turma:
1° momento: Circuito de Leitura
Consiste
em momentos de leitura individual e/ou coletiva de, no mínimo, uma hora
semanal, em que a comunidade escolar irá se dedicar à prática da leitura orientada
e acompanhada permanentemente. O material a ser utilizado contemplará o nível
de conhecimento real. Para isto, utilizar-se-á de gibiteca móvel, biblioteca ambulante,
jornal, revistas de circulação nacional, lendas, poemas, canções,
trava-línguas, piadas, provérbios, tarjas, notícias, anúncios e técnicas
adequadas ao nível da criança.
2° momento: Atividade cultural
Momento
de leitura de atividades artísticas e culturais tais como, peças teatrais,
teatro de bonecos, museus, apresentação de vídeos e outros, que tratem ou não,
de temáticas da área da saúde, do ambiente, da diversidade e outros. A produção
de textos para incentivo de novos escritores, será estimulada e orientada pelo professor,
integrando a temática com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
3° momento: Leitura Individual
Atividade sistematizada ou não, onde os alunos
levarão material para leitura em domicílio. A partir desta atividade, as crianças
terão um acompanhamento individual e/ou em grupo de leitura e sua interpretação,
visando a melhoria da fruição, agilidade linguística, raciocínio lógico e
potencial criativo. Desta forma serão priorizadas técnicas tais como: roda de
leitura para incentivo a interpretação oral e novos escritores com reconstrução
oral ou escrita do texto lido/ouvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário