quinta-feira, 24 de maio de 2012

Hora de brincar no B1!


A infância é um tempo precioso em si mesmo e por isso a educação infantil deve contribuir firmemente para que essa seja vivida de forma intensa e prazerosa no presente.
Reafirmamos que, nesse período da vida, a pessoa se constitui como individualidade, constitui sua identidade, constrói valores, conhecimentos e significados, desenvolvendo sua singularidade e pluralidade. Como isso se dá a partir e nas relações que estabelece com o seu ambiente físico e social, a creche e a pré-escola podem e devem fornecer elementos para enriquecer esse processo. Depreende-se, portanto, que a educação infantil não pode se restringir à aprendizagem de conteúdos escolares ou ao desenvolvimento de habilidades que serão posteriormente úteis.
Não que os conteúdos não sejam importantes. As informações às quais a criança tem acesso através das diversas áreas do conhecimento também são instrumentos para que ela entenda melhor não só o mundo em que vive, mas também entenda melhor a si mesma e as suas relações com esse mundo. E, como já foi assinalado, as aprendizagens ampliam as possibilidades de desenvolvimento da criança. 
Nesse sentido, é bom lembrar que a criança participa de um determinado contexto cultural e social, num determinado momento histórico. Esse contexto marca a sua vida, influencia o seu futuro. Portanto, está presente e precisa ser considerado no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. 
É através da brincadeira que a criança pequena socializa, aprende a dividir, lida com conflitos e estabelece relações, conforme apresentado no vídeo abaixo:



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