terça-feira, 22 de maio de 2012

A importância da educação nutricional

A fase da vida mais suscetível ao aprendizado é a infância, além disso, durante a infância se fixam atitudes e práticas alimentares difíceis de modificar na vida adulta. Sendo assim, esse é o período ideal para ensinarmos hábitos saudáveis que visam qualidade de vida e saúde no presente e no futuro.

 A educação nutricional pode e deve ser feita em casa no dia-a-dia, em atividades simples como a ida às compras no mercado ou através do próprio exemplo de hábitos alimentares dos pais e familiares. Na escola essas atividades de educação também são feitas na rotina, como o estímulo das educadoras aos alunos provarem todos os tipos de alimentos e o exemplo que os colegas dão uns aos outros, além disso, regularmente são feitas atividades práticas que usam o lúdico e o ato de brincar como recursos. Dessa forma o “brincar de fazer comidinha” assume uma nova forma e a turma com a nutricionista e a professora fazem a oficina culinária. Os jogos, as atividades didáticas e as historinhas também são recursos bem utilizados para que a aprendizagem seja prazerosa.

A experiência com a educação nutricional nos mostra que a criança sente-se valorizada pelo fato de ajudar a fazer o lanche da escola, e assim estimulada a comer aquela preparação, há um melhor entendimento da origem dos alimentos, há a possibilidade de trabalhar e desenvolver outras áreas como as formas, cores e números e o efeito da educação nutricional estende-se além da criança atingindo a família e a comunidade envolvida.



Texto desenvolvido pela Nutricionista Larissa Ferreira Eloy
 
 
 
FOTOS DA ATIVIDADE "PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS" FEITA COM O JARDIM NO MÊS DE ABRIL:
 
 
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário