sexta-feira, 22 de junho de 2012

Formação de professores


Nesse ano nossa escola está incentivando as profissionais a participarem de cursos de aperfeiçoamento e valorização profissional.
Acreditamos que a formação do professor seja um instrumento de valorização do trabalho e de realização pessoal e profissional. Se isso é verdadeiro para todas as áreas de atuação do professor, torna-se mais evidente para a educação infantil, uma vez que ainda está construindo a identidade do aluno. Essa identidade inclui um maior âmbito de responsabilidades (cuidado e educação abrangendo a criança como um todo e uma maior interação com as famílias), mas precisa se firmar como a de um profissional da educação. Isso significa que o educador infantil precisa construir uma profissionalidade específica relativa a aspectos diferenciadores do papel de professoras de crianças pequenas. Por tudo disso, o processo contínuo de formação é imprescindível para a garantia de uma educação de qualidade às crianças.
No entanto, para que isso se realize de fato, é necessário que a formação em serviço ou continuada enfoque com propriedade temas relativos ao desenvolvimento e à educação da criança pequena.
A fim de alcançarem os seus objetivos, também a forma e as estratégias com as quais são abordados esses temas precisam ser adequadas. Vários autores têm discutido a importância da formação ter relação com a prática dos professores. Nesse sentido é necessário esclarecer que a defesa da escola enquanto local a ser privilegiado para a formação, não significa que a formação deva ser encerrada fisicamente nas paredes da escola. Além disso, precisa ter como referência fundamental o saber docente, o reconhecimento e valorização do que o professor acumulou na sua vivência pessoal e profissional – o que é importante para que ele também reconheça e valorize o conhecimento da criança.
Vale destacar também que, se consideramos um professor como um ser humano complexo (e não possuidor apenas de uma cabeça pensante), entendemos que para que eles transformem positivamente as suas ações em sala de aula, é importante que sejamos capazes de atingi-lo como um todo. Não basta trazer certas informações e ensinar certas habilidades; é preciso abordar as concepções, valores, posturas do professor; é preciso possibilitar ao docente dar-se conta dos papéis e dos valores que tem assumido cotidianamente em sala de aula.
Acreditamos que esse processo de desenvolvimento, que é pessoal e profissional, não pode ser centrado nos professores, mas realizado a partir deles, centrado nas necessidades daqueles a que os professores servem – as crianças, as famílias, as comunidades. Portanto, devem ser pensadas e propostas estratégias de formação continuada. E os profissionais, especialmente os que trabalham diretamente com as crianças, tendo a consciência da natureza e importância do seu trabalho, precisam buscar melhorar a sua qualificação e aproveitar ao máximo as oportunidades de aprimoramento profissional que surgem.
Na semana passada, as professoras Taíze e Franciele participaram do XXIV Seminário de Educação de Cachoeirinha, confira as fotos:

Abaixo, oficina "A arte de brincar"






Palestra: A musicalização "Zuando Som"


Encerramento de Seminário:


Palestra realizada pela Doutora em educação Tânia Ramos Fortuna da UFRGS na empresa Souza Cruz: Educar é brincar, brincar é aprender



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