terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto: Nossas mãos farão a diferença!

PROJETO:
Nossas mãos farão a diferença!
(construindo cidadania e ação social)

PERÍODO: meses de junho e julho

JUSTIFICATIVA:
Acreditamos que no mundo em que vivemos, ser solidário não pode ser um ato de “pena”, mas sim de respeito e de responsabilidade social. Nossa escola é cristã e dessa forma a mordomia é nossa responsabilidade, ou seja, precisamos administrar e cuidar com amor tudo aquilo que Deus nos dá: roupas, alimentos, brinquedos, família, estudo, amigos, etc. Deus preparou a Terra para receber o homem, Deus deu a responsabilidade de cuidar da natureza, do tempo e de tudo que no mundo existe, inclusive das pessoas. As crianças também precisam  desenvolver a responsabilidade de cuidado com seu próximo e com seu planeta.

OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar a comunidade escolar, buscando modificação do comportamento das pessoas, no sentido de que encarem a natureza e o seu meio social como ambientes nos quais o ser humano vive e convive.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Construir uma postura adequada para a vida em sociedade;
·         Desconstruir preconceitos, inclusive de gênero e raça;
·         Valorizar a pluralidade cultural de nossa sociedade;
·         Sensibilizar o aluno quanto as questões sociais e ambientais;
·         Demonstrar a importância do “próximo” na construção de um mundo melhor;
·         Melhorar a qualidade de vida;
·         Despertar o espírito de solidariedade e ajuda mútua;
·         Visar à valorização do ser humano;
·         Resgatar a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade.

RECURSOS/ESTRATÉGIAS
Deve ser permitindo ao aluno perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio, conhecendo os limites colocados pela escola e participando da construção coletiva de regras que organize uma vida em grupo com responsabilidade e colaboração.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
·         Trabalhar com textos literários;
·         Utilizar jogos de inteligência pessoal; 
·         Realizar atividades de sensibilização;
·         Promover campanhas sociais na escola e comunidade;
·         Refletir sobre egoísmo e falta de educação, tanto nas questões sociais como ambientais;
·         Promover valorização a respeito dos próprios sentimentos e o dos colegas;
·         Promover a auto – estima nas crianças;
·         Adotar atitudes de solidariedade, diálogo, justiça e respeito;
·         Refletir sobre a responsabilidade de cada um diante do mundo em que vivemos;
·         Promover a cooperação entre os colegas e as famílias que constituem a comunidade escolar;
·         Garantir a expressão de ideias e opiniões;
·         Proporcionar que as crianças utilizem expressões de cortesia;
·         Promover debates sobre os mais variados assuntos (trabalho infantil, direitos das crianças e adolescentes, descaso com o idoso, violência e crime ambiental);
·         Propor expressão corporal através da dramatização de situações;
·         Sugerir que as crianças façam desenhos de sinalização e informação, desenvolvendo dessa forma a prática de letramento e escrita;
·         Realizar atividades de artes plásticas;
·         Promover campanhas solidárias (agasalho, alimento, brinquedo);
·         Promover campanhas de mobilização ambiental. 

Nesse projeto os desafios pedagógicos serão semanais e entregues pela direção,
coordenação e supervisão pedagógica como forma de tarefas que valerão
como pontuação para a gincana escolar.

A equipe vencedora ganhará um passeio surpresa!

Boa Sorte à todas as turmas!



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