sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Alfabetização e letramento



Com o ensino de 09 anos, sabemos que a alfabetização é tarefa do 2º ano da Educação Básica, pois ocupa-se da tarefa de aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo. Porém acredito que a criança, desde o nascimento, deva envolver-se nas atividades de leitura e escrita, da forma em que seu desenvolvimento permita, ou seja, através de práticas de letramento. Ou seja, para entrar nesse “universo das letras”, ele precisa apropriar-se do hábito de conviver com um jornal, de frequentar bibliotecas, livrarias, e com esse convívio efetivo com a leitura, apropriar-se do sistema de escrita, entendendo a sua importância.
Letrar significa inserir a criança no mundo letrado, trabalhando com os diferentes usos de escrita na sociedade. Essa inserção começa muito antes da alfabetização propriamente dita, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social: os pais lêem para ela, a mãe faz anotações, os rótulos indicam os produtos, as marcas ressaltam nas prateleiras dos supermercados e na despensa em casa.
O letramento é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento adquirido incidentalmente no dia-a-dia. A escola deve continuar o desenvolvimento das crianças nesse processo, evitando as práticas que tornam a criança alfabetizada, com conhecimento do código, mas incapaz de compreender o sentido dos textos.
Assim, buscando contemplar as diferentes linguagens e a necessidade de significação oferece-se diferentes materiais (escritos, orais, visuais, sinestésicos) e situações, para que a criança possa, através deste contato e inter-relações daí advindas, construir um repertório variado, não só de situações hipotéticas, mas de momentos vividos em que se tem o uso e função social da linguagem presente no cotidiano da turma.
  •  Criar um ambiente letrado, em que à leitura e a escrita estejam presentes mesmo antes que a criança saiba ler e escrever convencionalmente;
  •  Considerar o conhecimento prévio das crianças, pois, embora pequenas, elas levam para a escola o conhecimento que advém da vida;
  •  Participar com as crianças de práticas de letramento, ou seja, ler e escrever com função social;
  • Utilizar textos significativos, pois é mais interessante interagir com a escrita que possui um sentido, constitui um desafio e dá prazer;
  •  Utilizar textos reais, que circulam na sociedade;
  • Utilizar a leitura e a escrita como forma de interação, por exemplo, para informar, convencer, solicitar ou emocionar.
Este processo deve ocorrer em diferentes momentos do dia-a-dia infantil, como por exemplo, na Roda da Conversa que tem, entre outras, a função de expressão livre, organização das falas de cada um, interação e autonomia no processo de diálogo (liberdade para a criança que está se expressando concluir o seu pensamento), planejar o dia, contarem novidades e curiosidades, rever combinados.
Desta forma, o ambiente escolar torna-se o principal incentivador da leitura e da escrita. Quando se considera a importância do letramento, ficam de lado os exercícios mecânicos e repetitivos, baseados em palavras e frases descontextualizadas. O enfoque está no aluno que constrói seu conhecimento sobre a língua escrita e não no professor que ensina. Na escola, a criança deve prosseguir a construção do conhecimento iniciada em casa e interagir constantemente com os usos sociais da escrita. O importante não é simplesmente codificar e decodificar, mas ler e escrever textos significativos.
O letramento também se faz presente nos brinquedos e brincadeiras do cotidiano da Educação Infantil, que como prática social, cognitiva e cultural, contribuem também para desenvolvimento de outras habilidades, tais como, atenção, percepção, socialização entre outras.

Lisiane Zart Lopes
Pedagoga Arte do Saber

2 comentários:

  1. Ouvir histórias é "viajar" através da imaginação! É conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes sem sair de casa!
    A Marilia não dorme sem ouvir antes uma das suas histórias! Princesas que vivem no fundo do mar; lagartas que se transformam em borboletas; amigos que não se separam nunca; mamães que protegem seus filhos;.... Não importa...para ela o que vale é a magia daquele momento!
    Amar também é contar histórias para seu filho!!

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