quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto dos meses de novembro e dezembro



PROJETO:
Tempo de ler, de imaginar e de inventar.

PERÍODO: meses de novembro e dezembro

JUSTIFICATIVA:
Nós enquanto professoras de educação infantil temos a certeza que a formação do caráter de cada pessoa se dá desde a primeira infância, dessa forma sabemos da contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância para a formação de leitores. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o prazer da leitura ainda na fase de letramento, para que quando sejam alfabetizadas já tenham desenvolvido essa paixão pelo mundo das letras. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem contribuir no processo de letramento de nossas crianças e, despertar o gosto pelos livros.

OBJETIVO GERAL:
Contribuir para o exercício da cidadania por meio da parceria educacional entre família e escola, na construção do hábito da leitura, no desenvolvimento da escrita, do raciocínio lógico e do potencial criativo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Proporcionar dinâmicas lúdicas estimulando o mundo da fantasia e o prazer à leitura, com atividades de gibiteca, teatros, musicalização, hora do conto e outras;
  • Incentivar as crianças para atuação como contadores de histórias;
  • Incentivar a “leitura extensiva” (textos longos) possibilitando o hábito da leitura no cotidiano;
  • Estimular a “leitura suplementar” (leitura de obras) visando o prazer da livre escolha da leitura e sua análise crítica;
  • Atribuir temáticas de valores (auto-cuidado, ambiente, saúde, sexualidade, pluralidade cultural e outros) no desenvolvimento das atividades de leitura, escrita, raciocínio lógico e potencial criativo;
  • Estimular os professores a publicar no blog da escola as experiências adquiridas, envolvendo a comunidade universitária e escolar;
  • Acompanhar processualmente as atividades do projeto visando à avaliação e a retro-alimentação do projeto, assim como a aquisição de material de leitura – livros infantis;
  • Pesquisar e produzir material que incentive a leitura e que apoie o processo de letramento.
  • Realizar estudos periodicamente sobre leitura, letramento e tecnologias aplicada às temáticas do projeto e como letrar em cada faixa etária;
  • Envolver a família nas práticas de leitura;
  • Colocar o aluno e a família em contato com variados portadores de textos;
  • Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
  • Resgatar a atenção da família para com a criança; ‡
  • Motivar o aluno a querer ler; ‡
  • Desenvolver a paixão por livros; ‡
  • Promover a aproximação aluno, escola e família;
  • Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;

RECURSOS
  • Humano
  • Livros
  • Textos diversos
  • Sacola do projeto (conforme as professoras criam recursos vão alimentando a sacola)
  • Músicas
  • Som
  • TV
  • Diversos tipos de papéis
  • CDs
  • DVDs
  • Tinta
  • Diferentes portadores de textos
  • Internet


DESAFIO PEDAGÓGICO

Cada professora deverá pensar e planejar como trabalhar esses três momentos com sua turma:

1° momento: Circuito de Leitura
Consiste em momentos de leitura individual e/ou coletiva de, no mínimo, uma hora semanal, em que a comunidade escolar irá se dedicar à prática da leitura orientada e acompanhada permanentemente. O material a ser utilizado contemplará o nível de conhecimento real. Para isto, utilizar-se-á de gibiteca móvel, biblioteca ambulante, jornal, revistas de circulação nacional, lendas, poemas, canções, trava-línguas, piadas, provérbios, tarjas, notícias, anúncios e técnicas adequadas ao nível da criança.

2° momento: Atividade cultural
Momento de leitura de atividades artísticas e culturais tais como, peças teatrais, teatro de bonecos, museus, apresentação de vídeos e outros, que tratem ou não, de temáticas da área da saúde, do ambiente, da diversidade e outros. A produção de textos para incentivo de novos escritores, será estimulada e orientada pelo professor, integrando a temática com os conteúdos trabalhados em sala de aula.

3° momento: Leitura Individual
Atividade sistematizada ou não, onde os alunos levarão material para leitura em domicílio. A partir desta atividade, as crianças terão um acompanhamento individual e/ou em grupo de leitura e sua interpretação, visando a melhoria da fruição, agilidade linguística, raciocínio lógico e potencial criativo. Desta forma serão priorizadas técnicas tais como: roda de leitura para incentivo a interpretação oral e novos escritores com reconstrução oral ou escrita do texto lido/ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário