Nesse ano nossa escola está incentivando as profissionais a participarem de cursos de aperfeiçoamento e valorização profissional.
Acreditamos que a formação
do professor seja um instrumento de valorização do trabalho e de realização
pessoal e profissional. Se isso é verdadeiro para todas as áreas de atuação do
professor, torna-se mais evidente para a educação infantil, uma vez que ainda
está construindo a identidade do aluno. Essa identidade inclui um maior âmbito
de responsabilidades (cuidado e educação abrangendo a criança como um todo e
uma maior interação com as famílias), mas precisa se firmar como a de um
profissional da educação. Isso significa que o educador infantil precisa
construir uma profissionalidade específica relativa a aspectos diferenciadores
do papel de professoras de crianças pequenas. Por tudo disso, o processo
contínuo de formação é imprescindível para a garantia de uma educação de
qualidade às crianças.
No entanto, para que isso
se realize de fato, é necessário que a formação em serviço ou continuada
enfoque com propriedade temas relativos ao desenvolvimento e à educação da
criança pequena.
A fim de alcançarem os
seus objetivos, também a forma e as estratégias com as quais são abordados
esses temas precisam ser adequadas. Vários autores têm discutido a importância
da formação ter relação com a prática dos professores. Nesse sentido é necessário esclarecer que a defesa da escola enquanto
local a ser privilegiado para a formação, não significa que a formação
deva ser encerrada fisicamente nas paredes da escola. Além disso, precisa ter como referência fundamental o saber
docente, o reconhecimento e valorização do que o professor acumulou na sua
vivência pessoal e profissional – o que é importante para que ele também reconheça
e valorize o conhecimento da criança.
Vale destacar também que,
se consideramos um professor como um ser humano complexo (e não possuidor
apenas de uma cabeça pensante), entendemos que para que eles transformem
positivamente as suas ações em sala de aula, é importante que sejamos capazes
de atingi-lo como um todo. Não basta trazer certas informações e ensinar certas
habilidades; é preciso abordar as concepções, valores, posturas do professor; é
preciso possibilitar ao docente dar-se conta dos papéis e dos valores que tem
assumido cotidianamente em sala de aula.
Acreditamos que esse
processo de desenvolvimento, que é pessoal e profissional, não pode ser centrado nos professores, mas
realizado a partir deles,
centrado nas necessidades daqueles a que os professores servem – as crianças,
as famílias, as comunidades. Portanto, devem ser pensadas e propostas
estratégias de formação continuada. E os profissionais, especialmente os que
trabalham diretamente com as crianças, tendo a consciência da natureza e
importância do seu trabalho, precisam buscar melhorar a sua qualificação e
aproveitar ao máximo as oportunidades de aprimoramento profissional que surgem.
Na semana passada, as professoras Taíze e Franciele participaram do XXIV Seminário de Educação de Cachoeirinha, confira as fotos:
Abaixo, oficina "A arte de brincar"
Palestra: A musicalização "Zuando Som"
Encerramento de Seminário:
Palestra realizada pela Doutora em educação Tânia Ramos Fortuna da UFRGS na empresa Souza Cruz: Educar é brincar, brincar é aprender
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