PROJETO:
Nossas
mãos farão a diferença!
(construindo
cidadania e ação social)
PERÍODO:
meses de junho e julho
JUSTIFICATIVA:
Acreditamos que no mundo em que
vivemos, ser solidário não pode ser um ato de “pena”, mas sim de respeito e de
responsabilidade social. Nossa escola é cristã e dessa forma a mordomia é nossa
responsabilidade, ou seja, precisamos
administrar e cuidar com amor tudo aquilo que Deus nos dá: roupas, alimentos,
brinquedos, família, estudo, amigos, etc. Deus preparou a Terra para receber o
homem, Deus deu a responsabilidade de cuidar da natureza, do tempo e de tudo
que no mundo existe, inclusive das pessoas. As crianças também precisam desenvolver a responsabilidade de cuidado com
seu próximo e com seu planeta.
OBJETIVO
GERAL:
Sensibilizar a comunidade
escolar, buscando modificação do comportamento das pessoas, no sentido de que
encarem a natureza e o seu meio social como ambientes nos quais o ser humano
vive e convive.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Construir uma postura
adequada para a vida em sociedade;
·
Desconstruir preconceitos,
inclusive de gênero e raça;
·
Valorizar a pluralidade
cultural de nossa sociedade;
·
Sensibilizar o aluno quanto
as questões sociais e ambientais;
·
Demonstrar a importância do
“próximo” na construção de um mundo melhor;
·
Melhorar a qualidade de
vida;
·
Despertar o espírito de
solidariedade e ajuda mútua;
·
Visar à valorização do ser
humano;
·
Resgatar a importância das
virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas
desde a mais tenra idade.
RECURSOS/ESTRATÉGIAS
Deve ser permitindo ao aluno perceber e respeitar diferentes
pontos de vista nas situações de convívio, conhecendo os limites colocados pela
escola e participando da construção coletiva de regras que organize uma vida em
grupo com responsabilidade e colaboração.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
·
Trabalhar com textos
literários;
·
Utilizar jogos de
inteligência pessoal;
·
Realizar atividades de
sensibilização;
·
Promover campanhas sociais
na escola e comunidade;
·
Refletir sobre egoísmo e falta
de educação, tanto nas questões sociais como ambientais;
·
Promover valorização a
respeito dos próprios sentimentos e o dos colegas;
·
Promover a auto – estima
nas crianças;
·
Adotar atitudes de
solidariedade, diálogo, justiça e respeito;
·
Refletir sobre a responsabilidade
de cada um diante do mundo em que vivemos;
·
Promover a cooperação entre
os colegas e as famílias que constituem a comunidade escolar;
·
Garantir a expressão de
ideias e opiniões;
·
Proporcionar que as
crianças utilizem expressões de cortesia;
·
Promover debates sobre os
mais variados assuntos (trabalho infantil, direitos das crianças e
adolescentes, descaso com o idoso, violência e crime ambiental);
·
Propor expressão corporal
através da dramatização de situações;
·
Sugerir que as crianças
façam desenhos de sinalização e informação, desenvolvendo dessa forma a prática
de letramento e escrita;
·
Realizar atividades de
artes plásticas;
·
Promover campanhas
solidárias (agasalho, alimento, brinquedo);
·
Promover campanhas de
mobilização ambiental.
Nesse
projeto os desafios pedagógicos serão semanais e entregues pela direção,
coordenação
e supervisão pedagógica como forma de tarefas que valerão
como
pontuação para a gincana escolar.
A equipe
vencedora ganhará um passeio surpresa!
Boa Sorte à
todas as turmas!
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