quarta-feira, 4 de julho de 2012

IMPORTANTE!!!

Gente, como o blog é um de nossos meios de comunicação, vamos utilizá-lo também para informações importantes sobre a saúde de nossa comunidade escolar.
Como vemos todos os dias através da mídia, nesse ano aumentou muito a incidência de pessoas infectadas com a gripe A (H1N1), dessa forma resolvemos publicar algo sobre isso.

Confira as dúvidas mais frequentes sobre a doença:

É possível prevenir a doença?
Sim. Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e jogue o lenço no lixo após o uso. Lave bem as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Você também pode usar produtos à base de álcool para limpar as mãos. Evite tocar os olhos, boca e nariz, porque os germes se espalham desse modo. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, pratos e talheres. Evite contato próximo com pessoas doentes. Alimente-se bem.

Quais sintomas indicam que eu posso estar com a nova gripe?
Febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Se apresentar qualquer um dos sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde rapidamente.

O que eu não devo fazer?
Não deixe passar 48 horas do início dos sintomas sem fazer nada. Não recorra à automedicação. Também não fique obcecado por fazer o teste para confirmar se você tem o vírus. Médicos e hospitais vão tratá-lo, independentemente da confirmação laboratorial.

A nova gripe é parecida com a comum?
Sim. Na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%. Como cerca de 30% dos que pegam gripe (de qualquer tipo) não apresentam sintomas, e nem todo mundo vai ao médico para relatar a infecção, a porcentagem real de mortos é ainda menor.

O que indica agravamento do quadro clínico?
Frequência respiratória superior a 25 respirações por minuto, dores no peito, pressão baixa, dedos das mãos e dos pés arroxeados, confusão mental, sinais de desidratação.

FIQUE LIGADO NA DIFERENÇA ENTRE AS GRIPES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário